Transporte

BikePel começa a funcionar na segunda-feira

Lançado oficialmente nesta sexta-feira, serviço de transporte alternativo tem pacotes de preços mensal ou para viagens de 15 minutos

Paulo Rossi -

A partir das 6h de segunda-feira (7), cem bicicletas amarelas e pretas operando no sistema dockless estarão espalhadas por 14 pontos da cidade, disponíveis para o uso. O BikePel, novo serviço de transporte alternativo via aplicativo, foi lançado nesta sexta-feira no Mercado Central. O serviço será de responsabilidade da Serttel, mesma empresa que gerencia a Zona Azul. O aplicativo já está disponível nos sistemas iOS e Android.

A expectativa é de grande adesão ao serviço. "Acredito que as pessoas vão usar no cotidiano delas", destacou o secretário de Transporte e Trânsito (SMTT), Flávio Al Alam, durante o lançamento oficial. Em Pelotas, são cerca de 50 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas, pistas que se espalham e se conectam pela área central e grandes avenidas. O BikePel oferece 14 pontos em que os usuários poderão retirar e entregar os veículos. O sistema dockless é aquele em que as bicicletas não necessitam de uma estação fixa e são monitoras por GPS. Os veículos podem ser entregues em até 50 metros de cada um dos locais demarcados no mapa on-line.

A Serttel, empresa responsável, opera com o sistema dockless desde 2008 em várias cidades. De lá pra cá, 30 milhões de viagens já foram realizadas com os veículos da empresa. "Pelotas se une às cidades mais modernas do mundo", frisou a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB). Além de facilitar o dia a dia dos pelotenses, o sistema passa a estimular uma forma alternativa e sustentável de locomoção.

Até segunda-feira, os veículos ainda passam por uma série de testes. "Detectamos problemas de instabilidade do sinal em alguns pontos da cidade", explica o representante da Serttel em Pelotas, Vitor Barboza. Para que não ocorram problemas durante os percursos dos usuários, uma equipe técnica fica disponível na central da empresa, e pode ser acionada pelo app. Os mecânicos também operam durante a madrugada, momento de retirada das bicicletas das ruas para que a bateria da trava seja recarregada. Um painel de energia solar mantém o sistema carregado durante os períodos de uso.

Todo o sistema de locação dos veículos de duas rodas funciona pelo aplicativo de celular, já disponível para download. Os créditos, que destravam a roda traseira de cada bicicleta, podem ser adquiridos pelo app por meio do cartão de crédito ou em dinheiro com as monitoras que atendem diretamente no estacionamento rotativo, das 9h às 19h.

O sistema possui duas modalidades de pagamento

Avulso: Pelo aplicativo, o usuário pode comprar créditos - no cartão de crédito - por R$ 5,00, R$ 15,00, R$ 20,00, R$ 25,00, R$ 30,00 e R$ 35,00. A cada 15 minutos, uma nova viagem é cobrada. Não há tempo limite de utilização.

Assinatura mensal: Por R$ 20,00 os créditos com validade de 30 dias podem ser utilizados também por tempo indeterminado. A diferença principal é que os primeiros 30 minutos de uso não são cobrados, e os 15 minutos posterior custam R$ 1,00 depois desse tempo, o valor comum da viagem, R$ 1,50 passa a ser descontado.

Para retirar o veículo, basta mirar a câmera do aplicativo para o QR Code instalado na roda traseira. As viagens também podem ter paradas, usando o mesmo sistema de trava com a câmera. Mas é preciso ficar atento: a cada 15 minutos além do tempo previsto, R$ 1,50 é cobrado de excedente da tarifa. Caso entregue a bicicleta nos locais fora da zona de cobertura, o usuário precisará pagar uma multa de R$ 30,00. O serviço funcionará das 6h às 22h, ainda sem perspectiva de ampliar para uma cobertura 24 horas.

Pontos substituídos
Desde o início das tratativas do projeto, em 2017, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) era cogitada com uma das parceiras para o funcionamento do BikePel. A ideia era que a comunidade acadêmica recebesse créditos por meio dos auxílios da instituição, de modo a estimular o transporte alternativo e sustentável. Com o contingenciamento das verbas federais da Educação, o contrato não pôde ser assinado.

Quatro pontos foram substituídos com a saída da UFPel, que por enquanto não participa como parceira do serviço. A área do Porto ficou fora do mapa de cobertura, enquanto os bairros Três Vendas e Areal ganharam mais locais. Algumas das grandes avenidas da cidade foram inseridas no mapa, como a Duque de Caxias, a Fernando Osório e a Domingos de Almeida.

Confira as 14 estações do BikePel
- Praça Coronel Pedro Osório
- Praça 20 de Setembro, próximo ao IFSul
- Praça do Colono, avenida Fernando Osório com rua Marcílio Dias
- Parque Dom Antônio Zattera, pela avenida Bento Gonçalves
- Parque da Baronesa, esquina com a avenida São Francisco de Paula
- Parque Una
- Avenida Duque de Caxias, próximo ao 9º Batalhão de Infantaria Motorizada
- Avenida Dom Joaquim, esquina com a rua Andrade Neves
- Avenida República do Líbano próximo à avenida São Francisco de Paula
- Rótula da avenida Bento Gonçalves com avenida Ferreira Viana
- Rótula da avenida Fernando Osório com a avenida Salgado Filho
- Rótula da Avenida Domingos de Almeida, na esquina com rua Comendador Rafael Mazza
- Shopping Pelotas
- Saúde Maior, na Beneficência Portuguesa

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